Exames em

GASTROENTEROLOGIA

Surf Lessons for All

O que é Endoscopia Digestiva?

Endoscopia digestiva é um procedimento que utiliza um aparelho flexível com menos de 1 cm de diâmetro, com microcâmera digital (videoendoscópio) com iluminação central.
  • Permite ao médico endoscopista examinar regiões internas do esôfago, estômago e duodeno (início do intestino).
  • Serve para investigar sintomas gástricos persistentes, como dor abdominal, vômitos frequentes, azia e dificuldades para engolir, por meio da documentação fotográfica das áreas alteradas ou de interesse.
  • É utilizada para o diagnóstico de doenças do tubo digestivo, como úlcera esofagite e gastrite.
  • Pode incluir também a pesquisa da bactéria Helicobacter Pylori, envolvida em um grande número de casos de gastrite.
  • Serve para o acompanhamento evolutivo de doenças diagnosticadas previamente, motivo pelo qual se recomenda levar exames anteriores.
  • É utilizada para procedimentos terapêuticos específicos. Quando necessário, permite realizar biópsias, extraindo-se pequenos fragmentos da mucosa para exame. Tal procedimento é indolor. Na presença de pólipos (crescimento anormal da mucosa), dependendo do caso, o médico poderá fazer a retirada deles (polipectomia) durante o exame.
  • Trata-se de um exame seguro, porém, como todo procedimento médico, não é isento de riscos. Esclareça suas dúvidas com o médico responsável pelo exame.

Como é feita a endoscopia digestiva?

O tubo videoendoscópio é introduzido pela boca do paciente, enquanto as imagens captadas são projetadas em um monitor, o que permite visualizar todo o trajeto examinado. A endoscopia dura, em média, dez minutos, mas, somando o período de preparo e a recuperação da sedação, pode totalizar 30 a 60 minutos.

A endoscopia geralmente requer:
  • Jejum absoluto de oito horas (inclusive de água);
  • Aplicação na garganta de um anestésico em spray, para facilitar a passagem do videoendoscópio;
  • Sedação intravenosa, que é administrada minutos antes de o exame começar, o que permite que o paciente relaxe e adormeça;
  • Dependendo da orientação médica, antes do início do exame, poderá ser necessário o uso de um fármaco para desfazer as bolhas da parede do estômago que podem prejudicar as imagens durante o exame;
  • A presença de um acompanhante maior de 18 anos, que permaneça no local durante a realização do exame e seja responsável pelo transporte do paciente de volta para casa (em razão dos efeitos da medicação sedativa, o paciente não poderá dirigir carros, operar máquinas nem consumir bebidas alcoólicas até o dia seguinte ao exame, quando estará apto a retornar às atividades de rotina).
Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva - SOBED.

AGENDE COM NOSSA EQUIPE A REALIZAÇÃO DO SEU EXAME.